sexta-feira, 17 de março de 2017

6 Livros para quem ama Fotografia

Fotografia é uma das coisas que eu passo horas e horas olhando e não percebo passar o tempo. Sou completamente apaixonada por qualquer tipo e não vejo a hora de tirar as minhas próprias fotos profissionalmente.
Enquanto eu não posso começar amo ler sobre o assunto é conhecer detalhes e técnicas de outros fotógrafos, leio bastante sobre o assunto, então resolvi juntar 6 livros para quem não só ama Fotografia mas adora ler sobre o tema. 

Leia Isto se Quer Tirar Fotos Incríveis 
Nada de gráficos assustadores. Nada de diagramas técnicos. Nada de jargão fotográfico. 'Leia isto se quer tirar fotos incríveis' orienta o leitor ao longo dos fundamentos da composição, exposição, luz, lentes e da importante arte de ver sem ficar sufocado com detalhismo técnico. Ideal para usuários de DSLR, câmeras compactas e câmeras compactas avançadas, este livro está repleto de dicas que irão transformar suas fotos instantaneamente. Henry Carroll explica muitas imagens icônicas feitas por fotógrafos aclamados, o que irá inspirar o leitor a pegar sua câmera e colocar tudo isso em prática. 50 grandes fotógrafos, incluindo - Henri Cartier-Bresson, Martin Parr, Sebastião Salgado, Nadav Kander, Daido Moriyama, Elaine Constantine, Ansel Adams, Guy Bourdin, Dorothea Lange, Bill Brandt.

Guia de Fotografia para Iniciantes
Informativo, este livro procura ser a companhia perfeita para fotógrafos entusiastas e iniciantes. Confira passo a passo tudo o que sua câmera pode fazer e veja como obter o melhor dela. 

A Camêra
Ansel Adams (1902-1984), nome de inclusão obrigatória em toda História da Arte Fotográfica que seja escrita, além de verbete de muitas enciclopédias, escreveu um clássico mundial que hoje tem validade de 'bíblia' para muitos profissionais. Trata-se da trilogia A câmera, O negativo e A cópia. Primeiro título da série, 'A Câmera' ocupa-se do equipamento fotográfico e vai além, introduzindo o conceito de visualização - um modo de enxegar a imagem na mente antes da exposição. Visualizar, para Adams, pressupõe a total liberdade de expressão do fotógrafo, base de sua criatividade. Com domínio absoluto da técnica e de muitos aspectos da arte, Adams conduz o leitor no sentido de que, entendendo as potencialidades da fotografia, faça surgir sua 'criatividade' e seu 'estilo'.

Tudo Sobre Fotogafia 
Este livro vibrante convida você a embarcar em uma viagem inesquecível pelas fotografias mais icônicas da história – imagens inovadoras que se tornaram um divisor de águas na maneira como nos enxergamos e percebemos o mundo à nossa volta.
Organizado em ordem cronológica e escrito por uma experiente equipe de críticos especializados, este guia traça um panorama da evolução fotográfica, com seus estilos e movimentos mais importantes.
• Destaca os fotógrafos que melhor representam cada gênero, oferecendo uma análise profunda de suas obras.
• Traz a cronologia dos principais acontecimentos, ajudando a compreender o contexto sociocultural em que as fotos foram produzidas.
• Apresenta a história da fotografia de maneira acessível, numa diagramação que facilita a leitura e com mais de mil ilustrações.  

O Olhar do Fotógrafo

Quer queiramos quer não, fotografar já não é o que era. De facto, a fotografia digital revolucionou por completo todo o processo de composição e de tratamento da imagem, que pode agora ser recriada, corrigida ou até simplesmente ignorada assim que acabamos de premir o obturador. Ciente das potencialidades infinitas atualmente ao alcance de profissionais e de amadores, Michael Freeman, fotógrafo e escritor de renome internacional, ensina-o, no presente livro, a trabalhar com as novas ferramentas de edição de imagem, revelando-lhe também todos os seus segredos. Para o autor, porém, a fotografia, para além de poder ser um mero documento, é sobretudo uma expressão da criatividade humana e o bom fotógrafo necessariamente um artista. Nesse sentido, Freeman convida-o a redescobrir um sem-número de técnicas tradicionais relativas à composição, enquadramento, equilíbrio e ritmo das imagens, bem como à sua profundidade, textura, contraste e perspectiva. Em suma, através de uma profusão de ilustrações deslumbrantes e da sua prosa rigorosa e acessível, Michael Freeman propõe-se empreender uma autêntica educação do olhar, lançando-lhe ao mesmo tempo um desafio fascinante: o de deixar a sua marca criativa em cada fotografia revelada.  

O Design da Fotografia
O design da fotografia é uma introdução à metodologia do design na criação de imagens fotográficas. Em uma época em que somos bombardeados por fotografias por todos os lados, este livro mostra de que forma o conhecimento dos princípios do design é capaz de agregar valor e dar um maior nível de profundidade às imagens fotográficas. Levar o design em conta na hora de produzir uma fotografia não significa trabalhar com lentidão nem é sinônimo de obstáculo. Muito ao contrário: o conhecimento dos princípios do design desempenha um papel vital na criação de imagens duradouras e de qualidade. A ampla gama de fundamentos relacionados ao design e sua aplicação fotográfica – entre os quais estão incluídos o uso dos espaços vazios, das linhas, das formas, das cores, das texturas e da luz – fazem que este livro seja um guia completo. O primeiro capítulo repassa a teoria do desenho fotográfico e analisa temas relacionados ao procedimento (enquadramento, ângulo, ponto de vista). O segundo capítulo enumera os principais elementos de design que intervêm na captura fotográfica (forma, luz, cor etc.). O terceiro capítulo, por sua vez, mostra como os elementos do design são processados, combinados e manipulados de maneira a criar imagens atrativas e potentes. O quarto capítulo trata da profundidade e da escala; o quinto, do movimento e do fluxo; o sexto, da ênfase e da emoção. Por fim, o sétimo e último capítulo explora como aplicar todos esses conhecimentos teóricos na prática com vistas a conseguir uma boa estruturação do trabalho fotográfico mediante o design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo