sexta-feira, 27 de maio de 2016

Resenha: Memórias de um Sargento de Milícias

Um romance realista que trata de assuntos como abandono, traição, diversas culturas e que relata em toda a história sobre a religião católica, mas nem sempre o seu lado bom. Memórias de um Sargento de Milícias trata de assuntos muito sérios com um teor de comédia, mostrando a realidade sem deixar o assunto muito pesado para que o leitor daquela época (1852-1853) não abandone os folhetins dessa história.


Manuel Antônio de Almeida se consagrou com este livro após a sua morte (1861). Um pouco diferente dos Romances costumeiros, este livro possui um anti-herói como personagem principal e por se aproximar tanto da realidade que teve o seu sucesso.

O livro começa com a frase "Era tempo de Rei", afinal a história de Leonardo, o filho, se passa na época de D. João VI. Com a apresentação lenta para que o leitor consiga se aproximar e criar expectativas ou críticas de cada personagem como, D. Maria, Luisinha, Compadre, Comadre, Vidinha, Major Vidigal, Leonardo-Pataca, Maria das Hortaliças, entre outros, e para convidar o leitor para dentro da história com uma fala direta a ele.


A obra toda é um resumo da história bem atrapalhada de Leonardo, que não quer ser nada da vida, mas no final da história tem um final feliz muito esperado pelo leitor. Ao longo da vida acaba se metendo em diversas confusões, afinal ele nasce em um ambiente familiar confuso. Seus pais se conhecem em um navio que vinha de Portugal, o namoro deles começou a base de pontapés e de beliscões e para saber a continuidade da história e necessário ler o livro.

4 comentários:

  1. Oi!
    Amei muito a escolha do livro! Se você continuar fazendo resenhas como essa, vou te pedir parceria, porque vai ser um blog que me dará muito prazer de ler *---*

    Só te aconselharia, na resenha, colocar os pontos do livro de que você mais e menos gostou, pra gente ter mais detalhes e saber um pouco da sua opinião mesmo =). A resenha não deixa de ser uma recomendação *ou não* xD de leitura e esse ponto não ficou muito claro ^^. Mas é assim mesmo, essa foi a primeira e já ficou muito boaaa, com a prática você vai virar a ninja das resenhas *0*

    BJoo!

    Lady Salieri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas! Na próxima resenha vou tentar incluir.
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Lari gostei bastante da sua apresentação desse livro, eu nunca puvi falar e fiquei bem interessada em ler 😍
    Seu blog é lindo, sucesso!
    www.maniademodificar.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica me parece um livro interessante e inteligente, beijos
    http://www.charme-se.com

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo