quarta-feira, 20 de abril de 2016

6 Livros para você que ama cinema

Olá Pessoas! Amo muito cinema e quase tudo desse mundo, haha. Então por isso decidi procurar alguns livros que falam sobre esse universo pra você, assim como eu, que ama e quer saber sobre várias coias que acontecem por trás daquela tela gigante. 


                                                      Tudo Sobre Cinema Philip Kemp 
Organizado cronologicamente e escrito por uma equipe de críticos especializados, esta obra procura ser um guia instigante sobre a história do cinema, incrementado com análises aprofundadas de muitas obras e ilustrado com imagens de cenas consideradas inesquecíveis. A obra procura abranger todos os gêneros e movimentos cinematográficos, como clássicos do cinema mudo, épicos, filmes de gângster, musicais, a nouvelle vague e o cinema latino-americano, e proporcionar uma viagem ao mundo do cinema - o glamour, as frustrações, o sucesso, o fracasso e o dia a dia das personalidades.


                                           O Século do Cinema Glauber Rocha
Este é o terceiro volume da Coleção Glauberiana, que reúne a crítica cinematográfica de Glauber Rocha (1939-1981), juntamente com os títulos 'Revisão crítica do cinema brasileiro' e 'Revolução do cinema novo'. A reedição de 'O século do cinema', organizado pelo cineasta às vésperas de sua morte precoce, tem a novidade e o frescor de uma janela aberta sobre o presente da cultura nacional. Os artigos, escritos ao longo de vinte anos, dos primeiros passos nos jornais da Bahia, nos anos 50, às reflexões do diretor mundialmente consagrado, nos falam do século do (e pelo) cinema com extremo entusiasmo e crítica, como num embate corpo a corpo com filmes e cineastas. Os textos compõem vastos painéis que passam em revista o cinema americano ('Hollywood'), o italiano ('Neo-realismo', onde cabem alguns cineastas rebelados, como Eisenstein e Buñuel) e francês ('Nouvelle vague'). O livro inclui prefácio iluminador de Ismail Xavier, além de fortuna crítica com textos de Orlando Senna, Rogério Sganzerla, Paulo Leminski, José Carlos Avellar e Pedro Karp Vasquez, e ainda uma entrevista ao crítico português João Lopes, concedida em 1981.





                                                  Como Ver um Filme Ana Maria Bahiana
Este livro busca dar ao leitor as primeiras referências para ver um filme com olhos mais treinados. Traz exemplos, fatos históricos, descrição dos gêneros dos filmes, curiosidades, dentre outros.



                                                       







                                                      Lendo as Imagens do Cinema Laurent Jullier
"Ler" cinema não é fácil! Então, quais são as ferramentas necessárias ao nosso conhecimento para decifrar um filme? Lendo as imagens do cinema deixa de lado a crítica cinematográfica comum e, ao apresentar as ferramentas de interpretação do plano, da sequência e do filme, nos ensina a olhar imagens do cinema e a escutar filmes, utilizando a metodologia da análise fílmica baseada na história do cinema. Enfim, um livro que explora os diversos frutos e vertentes produzidos pela sétima arte.



                                      As Principais Teorias do Cinema J. Dudley Andrew
Este livro se destina a qualquer pessoa que tenha um interesse sério na arte cinematográfica. É ao mesmo tempo uma história das teorias do cinema e uma introdução à obra dos mais importantes e influentes autores que se dedicaram a esse assunto. O autor coloca frente a frente às idéias desses teóricos, forçando-os a se expressas sobre questões comuns à arte fílmica e, dessa forma, fazendo-os revelar as bases de seu pensamento. Compara a tradição formativa com a do realismo, para ilustrar o desenvolvimento de ambas as teorias.




                                         Afinal, Quem Faz os Filmes  Peter Bogdanovich 
James Stewart e Ingrid Bergman quase contracenaram como Adão e Eva - vestidos com uma folha de figueira. O diretor Raoul Walsh roubou o corpo de John Barrymore da agência funerária e o deixou no sofá de Errol Flynn, só para assustá-lo quando chegasse bêbado em casa. Em dezesseis entrevistas inéditas, este livro revela não apenas as incríveis anedotas dos bastidores de Hollywood, mas o próprio nascimento e a glória do cinema, pela voz de dezesseis grandes mestres e criadores. Provavelmente por ser um dos diretores mais representativos da renovação do cinema americano nos anos 70, Peter Bogdanovich, soube tirar de cada um desses depoimentos a matéria-prima para um imenso mosaico, um painel que atravessa uma das epopéias mais espetaculares do século XX: os primeiros cem anos do cinema, desde os primórdios do filme mudo até os dias de hoje, concentrando-se no auge dos estúdios de Hollywood. Nesses encontros com pioneiros como Allan Dwan e Raoul Walsh, célebres imigrantes europeus como Fritz Lang, Josef von Sternberg e Alfred Hitchcock, inovadores dos filmes B como Edgar Ulmer e Joseph Lewis, clássicos como Howard Hawks e George Cukor, mestres da comédia como Leo McCarey e Frank Tashlin e até um gênio do desenho animado como Chuck Jones, Bogdanovich amplifica as memórias de alguns dos maiores nomes do cinema de todos os tempos, refazendo a história da arte e da indústria através dos olhos e das experiências de seus protagonistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo